Tsunami meteorológico destrói carros e infraestrutura em praia de Laguna, Santa Catarina

7 months ago
720

Um tsunami meteorológico atingiu a Praia do Cardoso, em Laguna, no Sul de Santa Catarina, neste fim de semana. O fenômeno, raro e destrutivo, foi causado por um temporal com vento forte e ondas grandes.

Imagens compartilhadas pela empresa MetSul mostram veículos submersos após serem atingidos pelas ondas repentinas. O fenômeno também causou danos à infraestrutura da praia, como quiosques e restaurantes.

Tsunamis meteorológicos são provocados por perturbações da pressão atmosférica. Em geral, essas perturbações estão associadas a frentes de rajadas de vento e outros tipos de tempestade que, em alto-mar, provocam ondas que se deslocam até a costa e são amplificadas pelas características do litoral.

No caso da Praia do Cardoso, o fenômeno foi causado por uma linha de instabilidade que passou paralela à costa. Essas linhas são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas, dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.

O tsunami meteorológico ocorreu no momento em que a praia estava cheia de turistas. Muitas pessoas correram para se proteger das ondas, mas pelo menos 10 carros foram arrastados pela água.

A Defesa Civil de Laguna informou que não houve registro de feridos, mas que algumas pessoas perderam documentos. O órgão também recomendou que a população evite estacionar carros nas praias, especialmente em períodos de mau tempo.

Loading comments...